Os Benefícios da utilização de Bastões de Caminhada
Falar sobre a utilização e respetivos benefícios dos bastões de caminhada é sempre um tema com alguma controvérsia visto que, por vezes, existe uma certa relutância em utilizá-los. No nosso caso particular, os bastões fazem sempre parte das nossas atividades pois consideramo-los um elemento importante na segurança e prevenção de lesões.
Destacamos abaixo alguns dos seus benefícios:
- EQUILÍBRIO/ESTABILIDADE: nos percursos pedestres, a primeira causa de acidentes são as escorregadelas e os desequilíbrios, causando quedas, torções no tornozelo ou joelho e, no pior dos casos, fratura. Os bastões proporcionam mais estabilidade, equilíbrio e confiança quando nos movimentamos em terrenos irregulares, íngremes ou escorregadios, até mesmo quando é necessário ultrapassar obstáculos como rios ou ribeiros.
- SEGURANÇA: imagine o seguinte cenário, alguém já uma torção num tornozelo ou joelho carregando uma pesada mochila às costas, que descendo um declive acentuado e já com os músculos fatigados depois de um longo percurso…. Acredite que os bastões vão dar uma preciosa ajuda na segurança e prevenção de mais lesões ou a evolução da mesma.
- PROPULSÃO / IMPULSO: especialmente nas subidas, a força empreendida pelos braços, ombros e costas sobre os bastões impulsiono-nos literalmente para a frente, de forma a reduzirmos o cansaço.
- DISTRIBUI O ESFORÇO: o uso dos bastões proporciona uma melhor distribuição do esforço entre membros superiores e inferiores, de modo a reduzir a fadiga nas pernas e a estabilizar o tronco.
- MELHORA O RITMO DE CAMINHADA: ao distribuir o esforço entre pernas e braços, estabelece-se um ritmo de caminhada mais constante e, se for necessário mais veloz.
- REDUZ O IMPACTO NOS JOELHOS E TORNOZELOS: especialmente nas descidas, quando caminhamos sem bastões os joelhos e tornozelos sofrem uma maior compressão, sobretudo se levamos uma mochila às costas. Estudos demonstram que a utilização de bastões reduz em até 25% esse impacto, atuando como um “amortecedor”. Por si só, esta razão é suficiente para aderir à sua utilização!
OUTROS USOS: a utilização dos bastões tem uma infinidade de aplicações, como por exemplo, perceber a profundidade de um ribeiro, identificar a estabilidade do terreno, serem utilizados como tala em caso de lesão, improvisarem uma maca, auxiliarem na construção de um abrigo de emergência, entre outros. Não os dispense, temos sempre alguns adicionais para os disponibilizar.
Gostava de fazer uma das nossas atividades?
Contacta-nos:
geral@passamontanhas.pt
+351 936 126 910