Os Benefícios de usar Bastões de Caminhada

Falar de bastões de caminhada e os benefícios da sua utilização é sempre um tema com alguma controvérsia visto, por vezes, existir uma certa relutância em utilizá-los. No nosso caso particular, os bastões fazem sempre parte das nossas atividades pois consideramo-los um elemento importante na segurança e prevenção de lesões.

Destacamos abaixo alguns dos seus benefícios:

  1. EQUILÍBRIO/ESTABILIDADE: nos percursos pedestres, a primeira causa de acidentes são as escorregadelas e os desequilíbrios, causando quedas, torções no tornozelo ou joelho e, no pior dos casos, fratura. Os bastões proporcionam mais estabilidade, equilíbrio e confiança quando nos movimentamos em terrenos irregulares, íngremes ou escorregadios, até mesmo quando é necessário ultrapassar obstáculos como rios ou ribeiros.
  1. SEGURANÇA: imagine como seria uma torção num tornozelo ou joelho de alguém com uma pesada mochila às costas, que desce uma rampa acentuada, já com os músculos fatigados depois de um longo percurso…. Acredite, os bastões vão dar uma preciosa ajuda na segurança e prevenção de lesões.
  1. PROPULSÃO / IMPULSO: especialmente nas subidas, a força empreendida pelos braços, ombros e costas sobre os bastões impulsiono-nos literalmente para a frente.
  1. DISTRIBUI O ESFORÇO: o uso dos bastões proporciona uma melhor distribuição do esforço entre membros superiores e inferiores, de modo a reduzir a fadiga nas pernas e a estabilizar o tronco.
  1. MELHORA O RITMO DE CAMINHADA: ao distribuir o esforço entre pernas e braços, estabelece-se um ritmo de caminhada mais constante e, por vezes, mais veloz.
  1. REDUZ O IMPACTO NOS JOELHOS E TORNOZELOS: especialmente nas descidas, quando caminhamos sem bastões os joelhos e tornozelos sofrem uma maior compressão, sobretudo se lavamos uma mochila às costas. Estudos demonstram que o uso de bastões reduz em até 25% esse impacto, atuando como um “amortecedor”. Por si só, esta razão é suficiente para aderir ao uso deste equipamento!

OUTROS USOS: os bastões podem ser usados para uma infinidade de coisas, como por exemplo, perceber a profundidade de um ribeiro, identificar a estabilidade do terreno, serem usados como tala em caso de lesão, improvisarem uma maca, auxiliarem na construção de um abrigo de emergência, entre outros. Não os dispense, temos sempre alguns a mais para emprestar.

Gostavas de fazer uma das nossas atividades?

Contacta-nos:
geral@passamontanhas.pt
+351 936 126 910