Caminhos de Santiago: o que levar na mochila?
Leva só o indispensável: esta é a regra mais básica a seguir.
Reduzir e simplificar é uma boa política quando se prepara a mochila. Afinal, as tuas pernas e as tuas costas vão carregar todo o peso da mochila. Portanto, quanto menos, melhor. Além do mais, só se deves carregar até 10% do peso do corpo, porque o excesso de peso é a principal causa das tendinites e lesões do peregrino. Sendo o Caminho de Santiago uma lição de desapego do supérfluo, podemos começar a aprender antes mesmo de partir.
Algumas coisas que aconselhamos-te a levar:
🌿 Documentos: Passaporte ou outro documento de identificação, Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem e Credencial do Peregrino.
🌿 Concha Vieira: A concha de vieira, pendurada na mochila, que te identifica como peregrino de Santiago.
🌿 Roupas de caminhada: Se for frio leva roupa térmica e impermeável. Para o verão leva roupas leves e bem arejadas, de preferência as de fibra que são transpiráveis e de secagem rápida. Um casaco impermeável, independente da estação, é sempre uma boa escolha. Algumas cidades – mesmo no verão – costumam ser frias ao anoitecer.
- 2 Camisetas ou 2 blusas de manga comprida
- 2 calças convertíveis (pernas destacáveis)
- 1 Casaco impermeável
- 1 calção de lycra (de uso diário para evitar os abrasões das pernas)
- 2 Tops
🌿 Acessórios: Se for outono ou inverno, verifica a temperatura e vê se é necessário levar cachecol, luva e gorro! Mas não abras mão de levar um boné ou chapéu e óculos de sol para proteger os olhos.
🌿 Meias: As melhores meias para a caminhada são de tecido sintético ou de lã (mesmo no verão!) sem costura e com fibra, pois são confortáveis, absorvem rapidamente o suor e o expelem com mais facilidade do que o algodão. Leva sempre alguns pares extras (3 a 4 pares) para evitar caminhar com os pés húmidos e ainda adquirir alguma bolha!
🌿 Pijama: Se a previsão não for de muito frio opta por um pijama curto, leve e fino para ocupar menos espaço e peso na mochila. Se o Caminho de Santiago de Compostela for no inverno e em cidades de temperaturas abaixo de zero, opta por um pijama fino, mas que seja térmico.
🌿 Capa de chuva: O caminho até Santiago é muito instável e a chuva pode aparecer sem aviso prévio. Se as roupas e o calçado não são impermeáveis, leva uma capa de chuva para proteger não só o corpo, mas a mochila!
🌿 Saco de dormir: O saco de dormir é uma regra para se hospedar nos albergues municipais, pois a maioria não possui roupa de cama e nem cobertores para as noites de baixa temperatura. Lembra-te que, saco cama não é todo igual e se o caminho for no inverno, precisarás de um saco cama térmico que suporte baixas temperaturas.
🌿 Tampões de ouvidos e máscara de dormir
🌿 Toalhas: de microfibra (compacta leve, superabsorvente e de secagem rápida) para banho.
🌿 Chinelo: Um par é o suficiente para tomares banho e arejares os pés à noite.
🌿 Calçado: Botas de caminhada, já feitas ao pés, NUNCA novas.
🌿 Bastão de caminhada: é uma grande ajuda, ainda mais para quem não possui a prática de caminhar dias seguidos e longas distâncias. Um bastão é bom e dois melhor ainda! Eles ajudarão, principalmente, nas subidas e descidas!
🌿 Protetor solar: Indispensável em qualquer estação do ano! Tanto para o corpo como para o rosto.
🌿 Kit primeiro socorro: Prepara o kit de acordo com as necessidades pessoais. Tesoura de unhas, compeed para as bolhas, fita adesiva médica, betadine: 2 doses individuais, algodão: apenas umas bolas, pensos rápidos, uma ligadura elástica, uma embalagem de compressas esterilizadas, uma agulha de seringa (sempre dentro da embalagem – aberta já não serve mais – é mais segura para furar bolhas do que o sistema “agulha-e-linha”), gel para dores musculares, anti-inflamatório, anti-pirético e vaselina (a nossa melhor amiga na prevenção de bolhas!).
🌿 Kit higiene: pente pequeno, escova de dentes, pasta dentífrica e frasco pequeno de shampoo, para além do cabelo, também serve de sabão para o corpo; quando se acabava, compra-se um novo, enche-se o frasco e dá-se o restante a outros peregrinos)
🌿 Kit necessidades fisiológicas: um rolo de papel higiénico ou um pacote (tamanho mini) de toalhetes para eventuais necessidades fisiológicas. Leva também um saco para guardar o lixo!
🌿 Lanterna: Um item necessário para quem pretende iniciar a caminhada por volta das 6h.
🌿 Água: Leva uma garrafa de 500ml ou 1l e vai reabastecendo conforme encontra fontes ou bares e cafés. Assim aproveitas para carimbar a Credencial de Peregrino!
🌿 Alimentos: Leva apenas os alimentos que irás consumir durante a caminhada do dia, como por exemplo, uma sandes, uma banana ou um pequeno pacote de bolacha integral. Assim evita o desperdício e peso desnecessário na mochila!
🌿 Canivete
🌿 Sabão: para lavar a roupa.
🌿 Alfinetes d’ama: para pendurar a roupa a secar (nas cordas ou na mochila)
🌿 Cordel: para secar roupa
Passo a passo como arrumar a mochila para o Caminho de Santiago
- A mochila vazia não deve pesar mais que 2 kg e cheia deve pesar, no máximo, 10% do peso do corpo
- Equilibra o peso da mochila: o lado direito não pode pesar mais do que o esquerdo.
- Para a mochila se acomodar bem ao corpo, coloca o que é mais pesado no fundo e do lado das costas e, as mais leves por cima.
- O saco de dormir deve estar dentro da mochila ou preso em baixo da mesma com cordas.
- As bolsas exteriores devem transportar o equipamento que mais irás utilizar, como por exemplo, Credencial do Peregrino, dinheiro, alimentos, kit de primeiros socorros, etc.
- Tudo o que deve ser protegido de chuva e umidade deve ser guardado em em sacos ziplock.
- As tiras da mochila não são um enfeite aleatório. Utilize-as para ajustá-las junto ao corpo tornando a mochila menos pesada.
- Antes de saíres, anda com a mochila durante algumas horas para confirmar que a vestes adequadamente. Se sentires dor nas costas ou nos ombros é sinal que não ajustaste as alças adequadamente ou que a mochila está muito pesada.
——
Gostavas de fazer os Caminhos de Santiago?
Podes acompanhar-nos:
Caminho Português de Santiago: 27 de Março a 02 de Abril
Caminho Português de Santiago Variante Espiritual: 03 de Junho a 10 de Junho
inscrições abertas
geral@passamontanhas.pt
+351 936 126 910 // +351 928 062 262