Como escolher as meias de caminhada?

Qualidade das meias: um verdadeiro “anti-bolhas”

A escolha das meias para caminhar faz-se pricipalmente em função de quatro critérios: o tipo de percurso, a duração da atividade, a estação do ano e a altura do calçado na zona do tornozelo.

 

O TIPO DE PERCURSO:

Para uma caminhada na montanha, certifica-te de que as tuas meias possuem fibras específicas no calcanhar e na ponta do pé para limitar as fricções. Algumas meias têm o conceito “dupla pele” que, para uma caminhada mais longa, são eficazes para evitar o aparecimento de bolhas. 

Durante uma caminhada na planície procuramos sobretudo conforto. Escolhe o material e o tecido no qual te sentes mais confortável. Determinadas meias também se adaptam à morfologia diferenciando o pé esquerdo do direito. 

Dica – Privilegia sempre as meias sem costuras e coloca um creme gordo nos pés antes de as calçares. 

 

A DURAÇÃO:

Quanto mais longas forem as tuas saídas, maior será a necessidade de respirabilidade. Determinadas meias também possuem uma malha arejada na zona do peito do pé, que facilita a eliminação da transpiração sem perder a sensação de conforto. 

Dica – Em percursos longos, troca de meias a meio da atividade.

 

A ESTAÇÃO:

Uma vez que as temperaturas variam em função das estações do ano, podes escolher entre meias adaptadas ao verão, ao inverno ou à meia estação. Existem meias mais grossas e mais finas, no entanto sempre com um certo grau de acolchoamento para evitar a fricção. Para os dias de maior frio as meias em fibras naturais como a lã de merino também resultam numa excelente escolha para os nossos pés. 

Dica – Nunca calçes as meias com os pés molhados e, em alturas de maior calor, troca de meias uma a duas vezes por dia.

 

A ALTURA:

A altura das meias deve ser sempre superior ou equivalente à do calçado para evitar as fricções na zona do tornozelo. O uso de meias baixas e que fiquem junto à borda do calçado podem provocar um grande desconforto ao longo da atividade.

 

Em suma, tão ou mais importante que o tipo de calçado, o tipo de meias usadas num passeio pedestre são fundamentais para o realizar confortavelmente. Meias sem costuras, com algum grau de acolchoamento e subidas na zona do tornozelo farão toda a diferença na hora de realizares tua atividade. Desfruta-a! 

 

Se tens interesse nas nossas atividades contacta-nos:

geral@passamontanhas.pt

+351936126910