Ecomuseu 1

Ecomuseu do Barroso – Montalegre

O Centro Interpretativo das Terras do Barroso está localizado em Montalegre, uma região conhecida pela sua rica herança cultural e natural. Este centro tem como objetivo promover e preservar o património da região.

Barroso distingue-se por um património riquíssimo e um imaginário coletivo diferenciador. A necessidade de salvaguardar estes elementos únicos levou as autarquias de Montalegre e Boticas a delinear um projeto capaz de assumir a responsabilidade de uma estratégia de desenvolvimento. Nasceu, assim, o Ecomuseu de Barroso, com diversos polos espalhados pela região, Corte do Boi em Pitões das Júnias e o Centro Interpretativo das Minas da Borralha, são alguns desses exemplos.

Situada no planalto barrosão, a região e as suas gentes souberam preservar rituais únicos, produtos ímpares pela sua qualidade e autenticidade, associados a um saber receber sem igual. Esta é uma terra onde a tenacidade das suas gentes é posta á prova com invernos rigorosos e verões escaldantes, como diz o ditado ” 9 meses de inverno e 3 de inferno”.

As Terras do Barroso ocupam um terço do único parque nacional do país: o Parque nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

O centro está situado em Montalegre, uma vila pitoresca que oferece várias outras atrações turísticas, incluindo o Castelo de Montalegre e o Parque Nacional da Peneda-Gerês nas proximidades. É um destino ideal para aqueles que procuram aprender mais sobre a história e a cultura de Portugal enquanto desfrutam de belas paisagens naturais.

Este é o segundo maior concelho em área do país (800 km2), são 90 quilómetros de estrada com tanto de belo como tortuoso. Os relevos montanhosos crescem a cada curva parecendo empurrar-nos para lá de todas as alturas possíveis. A partir daqui, despimos uma certa descrença e começamos a cuidar nas histórias de bruxas, de encontros com o diabo e outras sortes afins, associadas ao planalto de Barroso.

Descobre os nossos programas nesta região:

Terras do Barroso – Pitões das Júnias – Passa Montanhas

LEAVE A COMMENT