Os 3 trilhos imperdíveis das Aldeias de Xisto
3 trilhos imperdíveis das Aldeias de Xisto
Confessamos ter um fascínio especial pela Serra da Lousã onde adoramos realizar as nossas atividades. A tipicidade das suas aldeias, a abundância em cursos de água e as escarpas desafiantes das suas encostas fazem desta uma das nossas zonas de trabalho preferidas.
A Serra da Lousã faz parte da Cordilheira Central Ibérica e, juntamente com a Serra do Açor, faz a fronteira entre o mundo cársico do Sicó e o universo granítico da Estrela. A sua característica geológica – o xisto – marca profundamente toda a paisagem, história e cultura desta região, sendo o seu expoente máximo as bonitas e bem preservadas Aldeias de Xisto .
Aliada à parte geológica temos uma paisagem rica em cursos de água, com levadas, cascatas e uma vegetação luxuriante. E, embora todas as estações do ano tenham a sua beleza, fazer aqui um percurso no Outono proporciona-nos uma lindíssima palete de cores, assim como a possibilidade de escutar as bramas dos veados.
Escolhemos então estes três trilhos que, na nossa opinião, representam a beleza e a diversidade desta serra:
Penedo dos Corvos – Gondramaz
Este percurso inicia-se na aldeia de Espinho e acompanha o leito da ribeira com o mesmo nome, mas poderá estar condicionado nos meses de Inverno e em dias de muita precipitação. Percorrer este trilho é uma viagem no tempo, ao recordar o trajeto feito diariamente pelos moleiros que por ele acediam às várias azenhas que se encontram por aqui. A frondosa vegetação que envolve quase todo o caminho e a ribeira com algumas cascatas, fazem deste percurso uma agradável experiência nos dias mais quentes. No entanto, este é um trilho tecnicamente exigente e o perigo de queda é grande nalguns troços, sobretudo nas proximidades do Penedo dos Corvos. Por fim surge Gondramaz, uma lindíssima aldeia de Xisto onde se restabelecem as energias para o regresso e onde, com alguma sorte, ainda se poderá avistar uma raposa que gosta de passear por ali.
Nota: Este percurso é tecnicamente muito difícil pelo que aconselhamos a sua realização unicamente a pessoas com experiência e sempre acompanhadas.
Para mais informações clique aqui.
Rota das Aldeias de Xisto da Lousã
Partindo da Aldeia da Cerdeira, o trilho segue por um antigo caminho utilizado pelos habitantes das aldeias próximas para comunicarem entre si. Cerdeira, Candal e Talasnal, Vaqueirinho e Caterrador estão unidas por estes trilhos que permitem caminhar na floresta, passar por cascatas, atravessar ribeiras e cruzar levadas. Este é talvez um dos percursos mais duros e completos da região.
Para mais informações clique aqui.
Trilho do Xisto das Aldeias de Góis
Nesta zona a paisagem muda por completo, deixando de lado as ribeiras e as cascatas da Lousã, entrando num ambiente mais agreste e exposto, típico da montanha.
A bem preservada aldeia de Aigra Nova é o ponto de partida, onde antes de começar se pode tomar um café na pequena loja de produtos regionais aí existente. Aigra Velha é a passagem seguinte e, após alguns quilómetros de trilho, dá-se início à desafiante subida que conduz ao expoente técnico deste percurso – o Penedo de Góis. A descida é acompanhada por uma vista deslumbrante sobre a serra até chegar à belíssima Aldeia da Pena, onde surge novamente a companhia tranquilizante da água.
Para mais informações clique aqui.
Estes são para nós o top 3 dos trilhos Lousã, mas existem muitos mais para descobrir!
Em grupo ou de forma privada, vem fazer todos os trilhos em segurança, numa atividade de um dia ou em pack de fim de semana!
Reserva já em: www.passamontanhas.pt