Como saber a idade das árvores?
A árvore é um vegetal e tem seu próprio metabolismo, cuja velocidade depende da espécie da árvore, da estação do ano, ou seja do clima, como a temperatura, as chuvas e a disponibilidade ou não de oxigénio. E são essas variáveis que formam os anéis no tronco das árvores. Quanto maior o período de chuva, mais grosso será o anel e quando estiver na estação seca mais fino ele será.
Desta forma, estas informações que ficam marcadas no tronco, são importantes não só para saber a idade, mas também para os cientistas descobrirem mais informações sobre o clima no passado. É possível saber em que ano choveu mais ou fez muito frio, por exemplo.
O número de anéis indica o número de anos que a árvore chegou a viver. Observam-se anéis de cor mais clara e mais escura — um ano de crescimento equivale a um anel claro e um escuro. Como são mais fáceis de distinguir, conta os anéis escuros para estimares esse valor.
Curiosidade: O método científico que determina a idade de uma árvore com base nos anéis do tronco é chamado de Dendrocronologia. Essa técnica foi inventada e desenvolvida pelo pesquisador da Universidade do Arizona Andrew Ellicott Douglass em 1929.