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Os 5 alimentos que deves ter na mochila para um dia de caminhada

Existe sempre um recurso mental que devemos utilizar quando preparamos a nossa mochila para uma atividade ao ar livre: “sabemos quando começa o dia, mas nunca sabemos quando acaba”. Assim, uma reserva suplementar de água e alimentos é algo que não devemos descurar na preparação do nosso dia.

Sugerimos então cinco alimentos que não devem faltar na tua mochila para um dia de caminhada e explicamos o porquê de cada escolha.

    1.  Frutos secos: As nozes, amêndoas, amendoins e pinhões são excelentes como alimento energético para consumir antes ou durante as atividades físicas. Além disso, são leves e muito fáceis de transportar em pequenos sacos ou recipientes de plástico;

    2. Fruta desidratada: Neste campo a nossa escolha recai sobre a banana, rica em magnésio, potássio e carboidratos. No entanto, uvas ou ameixas secas também nos proporcionam aquela energia suplementar necessária em situações de maior exigência física;

     3. Barras de cereais: Os cereais de que são feitas são uma boa fonte de energia para o nosso corpo. Também existe quem opte por fazer as suas próprias barras caseiras misturando aveia, tâmaras, passas, coco ralado, amendoim, sementes óleo de coco e mel, levando depois ao forno ou simplesmente amassando e formando pequenas bolas ou barras. Desta forma, ficamos com um alimento menos processado, com menos açúcar e, portanto, mais saudável;

     4. Ovos cozidos: Por serem alimentos altamente proteicos, são muito importantes para os nossos músculos. Fáceis de preparar e transportar são uma excelente opção para um dia de caminhada. No entanto, há que ter algum cuidado nos dias de calor;

     5. Água: Antes de sair para qualquer atividade ao ar livre, tente informar-se se, ao longo do percurso, existe alguma possibilidade de abastecimento de água em cafés ou fontes de água potável. Tendo em conta essa informação bem como a previsão das temperaturas para esse dia, encha o seu cantil com a água necessária para um dia completo.

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