Blog

Caminho de Santiago - Como preparar uma mochila leve

 Como preparar uma mochila leve

A mochila nos Caminhos de Santiago é uma metáfora da vida “transporta só aquilo que é verdadeiramente essencial”

 

Reduzir e simplificar é uma boa política quando se prepara a mochila. Afinal, as tuas pernas e as tuas costas vão carregar todo o peso que transportas. Portanto, quanto menos, melhor. Além do mais, só se deves carregar até 10% do peso do corpo (dentro do possível), porque o excesso de peso é a principal causa das tendinites e lesões do peregrino.

 Algumas coisas que aconselhamos a levar:

Documentos: Passaporte ou outro documento de identificação, Cartão Europeu de Saúde (muito importante no caso de adoeceres) ou um seguro de viagem.

Concha Vieira: A concha de vieira, pendurada na mochila, que te identifica como peregrino de Santiago.

Roupas de caminhada: Se for frio leva roupa térmica e impermeável. Para o verão leva roupas leves e bem arejadas, de preferência as de fibra que são transpiráveis e de secagem rápida. Um casaco impermeável, independente da estação, é sempre uma boa escolha. Algumas cidades – mesmo no verão – costumam ser frias ao anoitecer. 

  • 2 T shirts ou 2 blusas de manga comprida
  • 2 calças convertíveis (pernas destacáveis)
  • 1 Casaco impermeável/Polar
  • 2 Tops
  • 2 Saias calção

Acessórios: Verifica a previsão meteorológica e vê se é necessário levar luvas e gorro! Mas um chapéu e uns óculos de sol são sempre indispensáveis.

Meias: As melhores meias para a caminhada são de tecido sintético ou de lã merino (mesmo no verão!) sem costura e com fibra, pois são confortáveis, absorvem rapidamente o suor e o expelem com mais facilidade do que o algodão. Leva sempre alguns pares extras (3 a 4 pares), sobretudo no verão é importante mudar de meias para os pés não “escaldarem”.

Pijama: Neste campo e sobretudo para reduzir peso, optamos por umas calças/calções e uma camisola que muitas vezes é a nossa roupa que vestimos para ir jantar.

Capa de chuva: O caminho até Santiago é muito instável e a chuva pode aparecer sem aviso prévio. Se as roupas e o calçado não são impermeáveis, leva uma capa de chuva para proteger não só o corpo, mas a mochila! Como reforço coloca a roupa dentro de um saco impermeável dentro da mochila.

Tampões de ouvidos: Dizemos a brincar que são os nossos comprimidos para dormir. Recomendamos porque os nossos companheiros (as) de caminho tem por vezes um respirar noturno intenso.

Toalhas: De microfibra compacta leve e de secagem rápida.

Chinelo/Sandália: Um par é o suficiente para tomares banho e arejares os pés à noite. No caso da sandália juntamente com uma meia, é uma boa solução para uma etapa se tivermos os pés muito doridos.

Calçado: Botas de caminhada, ténis de trail, sempre confortáveis e já adaptados ao pé. NUNCA calçado a estrear.

Bastão de caminhada: Fundamental!

Recomendamos a leitura: https://passamontanhas.pt/blog/277-os-beneficios-de-usar-bastoes-de-caminhada

Kit higiene: pente pequeno, escova de dentes, pasta dentífrica e frasco pequeno de shampoo, para além do cabelo, também serve de sabão para o corpo; creme de rosto; protetor solar; creme de rosto; vaselina e um pequeno corta unhas. Todo em tamanho mini, quando gastar compra-se novamente.

Lanterna: Um item necessário para quem pretende iniciar a caminhada logo muito cedo.

Água: Leva uma garrafa de 500ml e vai reabastecendo conforme encontras fontes ou cafés. Assim aproveitas para também carimbar a Credencial de Peregrino!

Alimentos: Leva apenas os alimentos que irás consumir durante a etapa do dia, como por exemplo, uma sandes, uma banana ou um pequeno pacote de bolacha integral. Assim evita o desperdício e peso desnecessário na mochila!  

Molas: Para pendurar a roupa na mochila

 

Informações : https://passamontanhas.pt/atividades/caminhos-de-santiago 

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções