Blog

Como saber a idade das árvores?

A árvore é um vegetal e tem seu próprio metabolismo, cuja velocidade depende da espécie da árvore, da estação do ano, ou seja do clima, como a temperatura, as chuvas e a disponibilidade ou não de oxigénio. E são essas variáveis que formam os anéis no tronco das árvores. Quanto maior o período de chuva, mais grosso será o anel e quando estiver na estação seca mais fino ele será.

Desta forma, estas informações que ficam marcadas no tronco, são importantes não só para saber a idade, mas também para os cientistas descobrirem mais informações sobre o clima no passado. É possível saber em que ano choveu mais ou fez muito frio, por exemplo.

O número de anéis indica o número de anos que a árvore chegou a viver. Observam-se anéis de cor mais clara e mais escura — um ano de crescimento equivale a um anel claro e um escuro. Como são mais fáceis de distinguir, conta os anéis escuros para estimares esse valor.

Curiosidade: O método científico que determina a idade de uma árvore com base nos anéis do tronco é chamado de Dendrocronologia. Essa técnica foi inventada e desenvolvida pelo pesquisador da Universidade do Arizona Andrew Ellicott Douglass em 1929.

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções