Blog

Caminhos de Santiago: o que levar na mochila?

Leva só o indispensável: esta é a regra mais básica a seguir.

Reduzir e simplificar é uma boa política quando se prepara a mochila. Afinal, as tuas pernas e as tuas costas vão carregar todo o peso da mochila. Portanto, quanto menos, melhor. Além do mais, só se deves carregar até 10% do peso do corpo, porque o excesso de peso é a principal causa das tendinites e lesões do peregrino. Sendo o Caminho de Santiago uma lição de desapego do supérfluo, podemos começar a aprender antes mesmo de partir.

 

Algumas coisas que aconselhamos-te a levar:

🌿Documentos: Passaporte ou outro documento de identificação, Cartão Europeu de Saúde ou um seguro de viagem e Credencial do Peregrino.

🌿Concha Vieira: A concha de vieira, pendurada na mochila, que te identifica como peregrino de Santiago.

🌿Roupas de caminhada: Se for frio leva roupa térmica e impermeável. Para o verão leva roupas leves e bem arejadas, de preferência as de fibra que são transpiráveis e de secagem rápida. Um casaco impermeável, independente da estação, é sempre uma boa escolha. Algumas cidades – mesmo no verão – costumam ser frias ao anoitecer. 

  • 2 Camisetas ou 2 blusas de manga comprida
  • 2 calças convertíveis (pernas destacáveis)
  • 1 Casaco impermeável
  • 1 calção de lycra (de uso diário para evitar os abrasões das pernas)
  • 2 Tops

🌿Acessórios: Se for outono ou inverno, verifica a temperatura e vê se é necessário levar cachecol, luva e gorro! Mas não abras mão de levar um boné ou chapéu e óculos de sol para proteger os olhos.

🌿Meias: As melhores meias para a caminhada são de tecido sintético ou de lã (mesmo no verão!) sem costura e com fibra, pois são confortáveis, absorvem rapidamente o suor e o expelem com mais facilidade do que o algodão. Leva sempre alguns pares extras (3 a 4 pares) para evitar caminhar com os pés húmidos e ainda adquirir alguma bolha!

🌿Pijama: Se a previsão não for de muito frio opta por um pijama curto, leve e fino para ocupar menos espaço e peso na mochila. Se o Caminho de Santiago de Compostela for no inverno e em cidades de temperaturas abaixo de zero, opta por um pijama fino, mas que seja térmico.

🌿Capa de chuva: O caminho até Santiago é muito instável e a chuva pode aparecer sem aviso prévio. Se as roupas e o calçado não são impermeáveis, leva uma capa de chuva para proteger não só o corpo, mas a mochila!

🌿 Saco de dormir: O saco de dormir é uma regra para se hospedar nos albergues municipais, pois a maioria não possui roupa de cama e nem cobertores para as noites de baixa temperatura. Lembra-te que, saco cama não é todo igual e se o caminho for no inverno, precisarás de um saco cama térmico que suporte baixas temperaturas.

🌿Tampões de ouvidos e máscara de dormir

🌿Toalhas: de microfibra (compacta leve, superabsorvente e de secagem rápida) para banho.

🌿Chinelo: Um par é o suficiente para tomares banho e arejares os pés à noite.

🌿Calçado: Botas de caminhada, já feitas ao pés, NUNCA novas.

🌿Bastão de caminhada: é uma grande ajuda, ainda mais para quem não possui a prática de caminhar dias seguidos e longas distâncias. Um bastão é bom e dois melhor ainda! Eles ajudarão, principalmente, nas subidas e descidas!

🌿Protetor solar: Indispensável em qualquer estação do ano! Tanto para o corpo como para o rosto.

🌿Kit primeiro socorro: Prepara o kit de acordo com as necessidades pessoais. Tesoura de unhas, compeed para as bolhas, fita adesiva médica, betadine: 2 doses individuais, algodão: apenas umas bolas, pensos rápidos, uma ligadura elástica, uma embalagem de compressas esterilizadas, uma agulha de seringa (sempre dentro da embalagem – aberta já não serve mais – é mais segura para furar bolhas do que o sistema “agulha-e-linha”), gel para dores musculares, anti-inflamatório, anti-pirético e vaselina (a nossa melhor amiga na prevenção de bolhas!).

🌿Kit higiene: pente pequeno, escova de dentes, pasta dentífrica e frasco pequeno de shampoo, para além do cabelo, também serve de sabão para o corpo; quando se acabava, compra-se um novo, enche-se o frasco e dá-se o restante a outros peregrinos)

🌿Kit necessidades fisiológicas: um rolo de papel higiénico ou um pacote (tamanho mini) de toalhetes para eventuais necessidades fisiológicas. Leva também um saco para guardar o lixo!

🌿Lanterna: Um item necessário para quem pretende iniciar a caminhada por volta das 6h. 

🌿Água: Leva uma garrafa de 500ml ou 1l e vai reabastecendo conforme encontra fontes ou bares e cafés. Assim aproveitas para carimbar a Credencial de Peregrino!

🌿Alimentos: Leva apenas os alimentos que irás consumir durante a caminhada do dia, como por exemplo, uma sandes, uma banana ou um pequeno pacote de bolacha integral. Assim evita o desperdício e peso desnecessário na mochila!  

🌿Canivete

🌿Sabão: para lavar a roupa.

🌿Alfinetes d’ama: para pendurar a roupa a secar (nas cordas ou na mochila)

🌿Cordel: para secar roupa

 

Passo a passo como arrumar a mochila para o Caminho de Santiago

  • A mochila vazia não deve pesar mais que 2 kg e cheia deve pesar, no máximo, 10% do peso do corpo
  • Equilibra o peso da mochila: o lado direito não pode pesar mais do que o esquerdo.
  • Para a mochila se acomodar bem ao corpo, coloca o que é mais pesado no fundo e do lado das costas e, as mais leves por cima.
  • O saco de dormir deve estar dentro da mochila ou preso em baixo da mesma com cordas.
  • As bolsas exteriores devem transportar o equipamento que mais irás utilizar, como por exemplo, Credencial do Peregrino, dinheiro, alimentos, kit de primeiros socorros, etc.
  • Tudo o que deve ser protegido de chuva e umidade deve ser guardado em em sacos ziplock.
  • As tiras da mochila não são um enfeite aleatório. Utilize-as para ajustá-las junto ao corpo tornando a mochila menos pesada.
  • Antes de saíres, anda com a mochila durante algumas horas para confirmar que a vestes adequadamente. Se sentires dor nas costas ou nos ombros é sinal que não ajustaste as alças adequadamente ou que a mochila está muito pesada.

 

------

Gostavas de fazer os Caminhos de Santiago?

Podes acompanhar-nos:

🌿Caminho Português de Santiago: 27 de Março a 02 de Abril
🌿Caminho Português de Santiago Variante Espiritual: 03 de Junho a 10 de Junho

👉inscrições abertas 👈
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
+351 936 126 910 // +351 928 062 262

 

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções