Blog

Destaque de Outubro

Turismo Sustentável na Lagoa de Óbidos


Experienciar a lagoa num formato de turismo ordenado e sustentado é o nosso objectivo.

Juntámo-nos à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) – que coordena o Centro de Interpretação! 
Uma parceria que prova que é possível existir, no mundo empresarial, uma forma de trabalhar sustentável. Por cada passeio feito através do Centro de Interpretação, uma parte da receita reverte a favor desta entidade para dinamizar ações junto da comunidade como, por exemplo, a requalificação das cabanas que já foi feita. A parte económica casa com a ecológica, tem os mesmos interesses e promove a região de forma sustentada.

Neste projeto participam atualmente sete empresas, todas da região, desde a restauração ao alojamento local, passando pelos passeios pedestres nas margens da lagoa e de barco, doçaria e animação sociocultural. Contam, também, com a participação da comunidade local, como é o caso de um pescador que toca concertina, conta histórias e mostra artes da pesca.

Alguns dos empresários também são colecionadores de objetos ligados à Lagoa e que contam parte da sua história, como é o caso de Miguel Castro, que, por vezes, utiliza o apupo, nas suas viagens de barco

Uma oferta de experiências que reúnem natureza, cultura e bem-estar, que se destinam a pequenos grupos, de seis pessoas no máximo.

A iniciativa tem a chancela do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos, que resultou do Orçamento Participativo de Portugal e permite abordar, divulgar e estudar diversas áreas do conhecimento ligadas a este espaço lagunar.

“Queremos demonstrar é que há muitas actividades adaptadas a todo o tipo de idades, públicos e interesses, mas sempre com a componente de divulgação do património natural e cultural da lagoa, numa estreita ligação e proximidade com a comunidade local, que também é convidada a participar”, sintetizou Ana Rita Martins, da Liga da Proteção da Natureza, que coordena o Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos. 

Nós, Passa Montanhas, somos operador turístico que criou e vende estas experiências, se estás interessado apenas tens de nos contactar. Podes escolher os percursos, aproveitares não só o património em redor da Lagoa, mas de toda a região, ficando mais tempo e pernoitando. Acaba, também, por ser uma mais valia para a economia local.

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções