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5 Dicas para te manteres quente nas caminhadas

Quando não estamos suficientemente equipados ou quando não temos os bons reflexos, o frio pode desencorajar-nos de nos aventurarmos numa caminhada ou tornar a prática num pesadelo: tensão, contrações musculares, dormência nos dedos, golpes de frio…

 

✅Ajusta as tuas camadas de roupa em função do teu esforço

Numa subida, se tiveres preguiça de retirar o teu polar, corres o risco de transpirares mais e ficarás molhado mesmo se estiveres equipado com uma t-shirt/camisola respirável. Se ficares molhado, será mais difícil aqueceres-te, nomeadamente durante as pausas. Podes optar por usares roupa com fechos de correr para ventilação (arejamento no pescoço, debaixo das axilas) para ajudar a regular a tua temperatura corporal.

 

✅Protege as extremidades

80% do teu calor corporal escapa-se através das extremidades (cabeça, mãos, pés). Por outro lado, o nosso sistema privilegia o afluxo sanguíneo em direção ao cérebro. Se estiveres bem quente, consomes menos energia para te aqueceres e permites ao resto do corpo - nomeadamente às extremidades. Por isso, leva sempre um par de luvas e um gorro (ou uma faixa) para o caso de serem necessários. Em especial, escolhe meias quentes. O ideal é que sejam também respiráveis para evitar que os pés fiquem molhados se transpirares. O mesmo vale para o calçado.

 

✅Leva uma bebida quente

Beber água fria quando se sente frio pode ser desanimador, mas um corpo mal hidratado vai funcionar menos bem e será mais sensível à fadiga e ao frio (e também a pequenos transtornos como as dores de cabeça, até tendinites, etc). Além disso, a bebida quente vai dinamizar o teu aquecimento se estiveres a sentir frio.

 

✅Não desvalorizes a roupa térmica

Se o tempo está muito frio ou se és friorento, usa collants por baixo das calças , luvas interiores por baixo das luvas, etc.

 

✅Aperta o calçado de forma adequada

Não apertes o calçado demais ou de menos, o objetivo é que o pé fique bem apoiado sem desconforto. Se necessário, volta a ajustar de acordo com as tuas sensações durante a caminhada, especialmente nas descidas.

 

Próximas actividades:

🌿 17 out - Fragas S. Simão

🌿 18 out - Fragas S. Simão

🌿 31 out - Pelas Margens do Mondego

 

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