A vila medieval de Óbidos é uma das mais bem preservadas de Portugal. Suficientemente perto da capital e situada num ponto alto, próximo da costa atlântica, Óbidos teve uma importância estratégica no território. Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. Desde que o rei D. Dinis a ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. É uma das principais razões para se encontrarem tantas igrejas nesta pequena localidade.
Dentro de muralhas, destaca-se o castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, encontram-se vários motivos de visita, bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila.
Programa:
Dia 1º
Receção no Alojamento a partir das 16:00 em Óbidos
Dia 2º TRILHO DA LAGOA SELVAGEM
A Lagoa de Óbidos forma o sistema lagunar costeiro de maior extensão da costa portuguesa, com uma área total aproximada de 6,9Km2 e uma profundidade média de dois metros. É um local de beleza ímpar e constitui um frágil ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância desta lagoa pois, para além de alimento para as espécies ocupantes, é fonte de rendimento para os habitantes locais. Não fazendo parte dos roteiros turísticos habituais, este percurso parte à descoberta dos trilhos mais fechados e do melhor local para observação da fauna da lagoa. Uma boa dose de aventura para quem gosta de observar a natureza e passar despercebido.
Distância – aprox. 6 km circular
Duração – aprox. 3 horas
Grau de dificuldade – Fácil
Percurso Histórico
As origens de Óbidos são milenares tendo par aí passado os povos lusitano, romano e visigodo. No entanto, foram os árabes que construíram o Castelo, o seu ex-líbris. Ao longo dos séculos, o Castelo de Óbidos foi usado como residência da realeza e dote de várias rainhas. Como não poderia deixar de ser, a par da realeza está o clero e por isso estar ricamente guarnecido de igrejas e capelas centenárias. Não sendo o habitual percurso turístico de Óbidos, este itinerário dá a conhecer o património religioso da vila, tendo como expoente máximo a azulejaria da Igreja de Santa Maria. Dentro e fora das muralhas, descobrem-se caminhos “secretos”: uns que nos conduzem aos ermos exteriores, outros que nos trazem de volta para finalizarmos este intrigante percurso.
Durante todo o percurso faremos o enquadramento histórico e cultural.
Distância – aprox. 3 km circular
Duração – aprox. 2 horas
Grau de dificuldade – Fácil
Dia 3 - Dia Livre
Preço por pessoa: 175€
Inclui:
- 2 noites em Hotel de 4* ;
- 2 pequenos almoços;
- 2 percursos pedestres;
- Guia Passa Montanhas durante toda a atividade;
- Seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil durante o percurso pedestre
Exclui:
- Transporte até ao hotel e restantes deslocações;
- Restantes refeições não incluídas no programa;
- Outros não especificados.
Este programa tem um número mínimo de 2 participantes e os valores são validos até 31 Março de 2021.
Para ativar a reserva deverá ser efetuado o pagamento de 50% da atividade para o seguinte IBAN: PT50 0010 0000 5522 8520 0013 5 O respetivo comprovativo deverá ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. sendo o restante valor pago até ao limite de duas semanas antes da atividade.
Agradecemos desde já o interesse manifestado e mantemo-nos ao dispor para quaisquer dúvidas ou questões adicionais.