Packs Fim de Semana

Passadiços do Paiva + Ponte 516 + Aldeia Mágica de Drave

Aldeia Mágica de Drave
26-11 a 28-11-2021

Fim de Semana na Serra da Freita

Passadiços do Paiva + Ponte 516 + Aldeia Mágica de Drave

Erguendo-se como um gigante sobre a vila de Arouca, a Serra da Freita estende o seu manto verde por terras de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. A sua magia, o seu encantamento fácil, o ar de paraíso perdido que vai deixando transparecer a quem nela se embrenha, fazem da «Serra Encantada» um dos pontos de passagem e paragem obrigatórias do Arouca Geopark. Atravessar os seus caminhos significa ir ao encontro de pontos da história destas terras como a Mamoa da Portela da Anta, das pequenas aldeias que se encaixam na paisagem, dos fenómenos únicos no mundo como as Pedras Parideiras e da maior cascata de Portugal continental e uma das maiores das Europa - a Frecha da Mizarela.

 

Sexta-feira, dia 26 de Novembro

Receção dos participantes no alojamento a partir das 18h.

 

Sábado, dia 27 de Novembro

Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, estendendo-se por oito quilómetros de passeio "intocado", rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso varia entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.

Distância – aprox. 9 km linear
Duração – aprox. 5 horas
Grau de dificuldade – Moderado

Ponte 516

A Ponte 516 em Arouca é a segunda maior ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 metros de comprimento e uma elevação de 175 metros, fazendo a ligação entre as margens do Rio Paiva. Percorrendo esta ponte, tem-se uma vista deslumbrante sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos geossítios do território UNESCO Arouca Geopark.

Centro de Interpretação das Pedras Parideiras

Chegou a um outro dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark. Aqui, vai ser surpreendido por um fenómeno único no mundo: o das Pedras Parideiras. Do ponto de vista geológico, esta rocha designa-se «granito nodular da Castanheira» e estende-se por uma área de cerca de 1 km2. Dada a especificidade e a composição únicas deste granito, este liberta pequenos “nódulos” que se acumulam no solo por ação da erosão e das oscilações térmicas, deixando no granito uma cavidade. Foi devido a este fenómeno, qua ainda hoje acontece, que os habitantes da aldeia da Castanheira chamaram a esta rocha de “pedra parideira”, por ser “a pedra que pare pedra”. Estes nódulos apresentam dimensões que variam entre 1 e 12 centímetros de diâmetro e, embora sejam constituídos, exteriormente apenas por biotite, o núcleo é constituído por minerais de quartzo e feldspato.

 

Domingo, dia 28 de Novembro

Drave – A Aldeia Mágica

Protegida pelas montanhas e encaixada entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário, Drave é a «Aldeia Mágica», um mistério sublime para desvendar. Sem eletricidade, água canalizada, nem outras comodidades dos tempos modernos, a aldeia de Drave tem, por outro lado, o encanto das casas de xisto a contrastar com o caiado da capela, o murmúrio das águas da ribeira que por ali passa, o canto dos pássaros, o voo livre dos insetos. 

Distância – aprox. 10 Km circular/linear
Duração - aprox. 5 horas

Grau de dificuldade - Moderado
 

Preços

- 235 € por pessoa em ocupação de quarto duplo
- 285€ por pessoa em ocupação de quarto single

Inclui:

- 2 noites em alojamento no centro de Arouca;
- 2 pequenos-almoços;
- 1 jantar de grupo no Sábado;
- 2 percursos pedestres;

- 1 Entrada nos Passadiços do Paiva

- 1 Entrada na Ponte 516

-1- Entrada na Casa das Pedras Parideiras
- Guia Passa Montanhas durante todas as atividades;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil.

Exclui:
- Transporte;
- Restantes refeições não incluídas no programa;
- Outros não especificados.

Este programa tem um número mínimo de 4 e máximo de 10 participantes.

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções