Packs Fim de Semana

Caminhos Xisto do Piódão e Fraga da Pena
de 12 a 14 de Novembro 

A típica aldeia do Piódão localiza-se num anfiteatro socalcado da Serra do Açôr e as suas casas caracterizam-se pelas tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas pintadas de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Durante dois dias, para além de uma visita a esta inconfundível aldeia, haverá ocasião para conhecer algumas das zonas  mais emblemáticas da região: Mata da Margaraça e Foz da Égua.

Programa

Dia 1 - Alojamento em casa de xisto numa aldeia próxima de Piódão.

Dia 2 –  Caminho de Xisto da Benfeita e Mata da Margaraça

Neste dia o percurso do caminhos xisto da benfeita vai ao encontro da Mata da Margaraça é onde que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Uma extraordinária maravilha natural que permanece intocável pelo Homem e onde impera uma impressionante serenidade apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros. Originadas por um acidente geológico, as quedas de água que se escondem por entre aquele conjunto florístico de elevado interesse, constituem um recanto paradisíaco que se destaca pela sua autenticidade e frescura.

Distância – aprox. 13 km circular
Duração – aprox. 6 horas
Grau de dificuldade – Moderado 

Dia 3  - Piodão e Foz da Égua

Incrustada na Serra do Açor (área de paisagem protegida), onde abundam panoramas deslumbrantes, nascentes e campos de pasto, a aldeia histórica de Piodão lembra um presépio pela forma harmoniosa como as suas casas estão dispostas em anfiteatro e que, à noite quando se acende a iluminação, formam uma das suas melhores imagens.

A marca desta aldeia serrana de ruas estreitas e sinuosas é o xisto, material abundante na região, que é utilizado na construção das casas e no chão das ruas, formando uma mancha de cor uniforme interrompida pelo azul forte das janelas e das portas de algumas das casas. Esta nota de cor dissonante deve a sua origem a um factor prático pois conta-se que a única loja que fornecia a população só tinha tinta azul e dado o isolamento da aldeia não era fácil para as pessoas deslocarem-se a outro local. Foi na realidade o isolamento e as dificuldades de deslocação que preservaram intactas as características desta antiquíssima povoação.

Distância – aprox. 7 km circular
Duração – aprox. 4 horas
Grau de dificuldade – Moderado 

Preço

195€ por pessoa em quarto duplo

(quarto individual acresce 40€) 

Inclui

  • Guia de Natureza durante toda a atividade 

  • 2 noites em Aldeia de Xisto

  • 2 pequenos almoços

  • 2 percursos pedestres

  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Seguro de Responsabilidade Civil

Exclui

  • Refeições
  • Outros itens não discriminados

Este programa tem um número mínimo de 4 participantes.

Para ativar a reserva deverá ser efetuado o pagamento de 50% da atividade para o seguinte IBAN: PT50 0010 0000 5522 8520 0013 5 e o respetivo comprovativo deverá ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

O restante valor deverá ser pago até ao limite de duas semanas antes da atividade.

Informações / Pré-Reservas

Use este formulário para solicitar mais informações ou reservar uma das nossas sugestões.

Aceito os Termos e Condições e autorizo o tratamento dos meus dados pessoais no contexto deste contacto.
Sugestões de

Atividades

Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias.
Vamos ao encontro do que procura.
Vamos ao seu encontro!

Sobre nós

Somos o Passa Montanhas, uma empresa de trekking e atividades na Natureza que nasceu da paixão de juntar caminhos, subir serras, atravessar vales, superar os esforços físico e mental para no fim saborear aquele momento único, só nosso. A vontade de partilhar consigo estes momentos fez com que nos déssemos a conhecer, focando-nos em selecionar os melhores trilhos e as melhores experiências que a Natureza proporciona. Caminhamos com um número restrito de pessoas para que cada percurso seja único, personalizado e à medida da sua preferência. Aqui encontra algumas sugestões mas trabalhamos diariamente para lhe criar novas memórias. Vamos ao encontro do que procura. Vamos ao seu encontro!

Passa Montanhas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Serviços

Registada pelo Turismo de Portugal – RNAAT nº 62/2019 e RNAVT nº 8638
Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Copyright © 2020 • Passa Montanhas • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções